Páginas

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Comitê do Patrimônio Mundial - II

Brasília sediará a 34ª Sessão do Comitê do Patrimônio Mundial de 25 de julho a 3 de agosto

Cerca de 800 representantes, de 187 países, irão avaliar a inclusão de patrimônios naturais, culturais e mistos em lista de proteção

De 25 de julho a 3 de agosto, Brasília sediará a 34ª Sessão do Comitê do Patrimônio Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), encontro anual promovido pelo Centro do Patrimônio Mundial.

A cerimônia de abertura, às 18h, do dia 25, no Teatro Nacional Claudio Santoro, deve contar com a participação do presidente da República do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, do atual presidente do Comitê do Patrimônio Mundial e ministro da Cultura, Juca Ferreira, e da diretora-geral da Unesco, Irina Bokova. É a segunda vez que a capital brasileira recebe a Sessão. A primeira foi em 1988, um ano após o seu reconhecimento como Patrimônio Cultural Mundial.

Nos 12 dias de reunião, cerca de 800 representantes dos 187 Estados-Partes vão analisar a possibilidade de inclusão de 41 itens na Lista do Patrimônio Mundial da Unesco, como bens naturais, culturais e mistos, apresentados por 35 países. O Comitê também vai avaliar o estado de conservação de 31 patrimônios que já conquistaram este reconhecimento, mas estão na Lista do Patrimônio Mundial em Perigo e decidir se incluem nessa lista novos bens que necessitem de atenção especial.

Ao se tornar Estado-Parte, cada nação assume o compromisso de identificar possíveis novos candidatos à lista de preservação e a proteger aqueles considerados Patrimônios da Humanidade. Ao todo, 148 países têm 890 bens na Lista do Patrimônio Mundial, 19 no Brasil, que não possui nenhum patrimônio em risco e deve ter avaliada este ano a candidatura da Praça de São Francisco, no município de São Cristóvão, em Sergipe.

Reuniões serão fechadas

As reuniões da 34ª Sessão do Comitê do Patrimônio Mundial serão realizadas a portas fechadas e comunicados informarão as possíveis alterações na lista de bens ou nos critérios adotados pelo Comitê.

Além de avaliar o estado de conservação dos patrimônios e a inclusão de novos bens na lista, o Comitê vai eleger seu novo presidente e deliberar sobre as propostas de caráter técnico apresentadas pelas delegações.

Os profissionais de imprensa credenciados terão espaço para trabalhar no centro de imprensa, instalado no saguão do Teatro Brasília, que fica no Hotel Royal Tulip Brasília Alvorada. Haverá estações de trabalho, conexão à internet e aparelho de fax.

Bens brasileiros na Lista do Patrimônio Mundial Natural

1. Parque Nacional do Iguaçu (PR)
2. Costa do Descobrimento (BA e ES)
3. Parque Nacional Serra da Capivara (PI)
4. Reservas da Mata Atlântica (SP e PR)
5. Parque Nacional do Jaú (AM)
6. Complexo de Áreas protegidas do Pantanal Matogrossense (MT e MS)
7. Áreas Protegidas do Cerrado: Chapada dos Veadeiros e Parque Nacional das Emas (GO)
8. Ilhas Atlânticas Brasileiras - Reservas de Fernando de Noronha e Atol das Rocas (PE/RN)
9. Parque Nacional da Serra da Capivara (PI)
10. Complexo de Áreas Protegidas da Amazônia Central

Bens brasileiros na Lista do Patrimônio Mundial Cultural

1. Conjunto Arquitetônico e Urbanístico de Ouro Preto (MG)
2. Centro Histórico de Olinda (PE)
3. As Missões Jesuíticas Guarani, Ruínas de São Miguel das Missões (RS)
4. Santuário do Bom Jesus de Matosinhos em Congonhas do Campo (MG)
5. Centro Histórico de Salvador (BA)
6. Plano Piloto de Brasília (DF)
7. Centro Histórico de São Luís (MA)
8. Centro Histórico de Diamantina (MG)
9. Centro Histórico da Cidade de Goiás (GO)

No site oficial do Comitê do Patrimônio Mundial - www.34hc.brasilia2010.gov.br - estão disponíveis todas as informações sobre a 34ª Sessão, como local do evento, documentos do Patrimônio Mundial, hotéis, sobre Fórum Juvenil do Patrimônio Cultural, etc., em quatro idiomas: português, inglês, espanhol e francês.

Informações: (61) 2024-6194/3226-8907, na Assessoria de Imprensa do Iphan/MinC; (61) 2024-2407, na Comunicação Social/MinC; e (61) 2106-3536, na Assessoria de Comunicação da Unesco no Brasil.

Fonte: Comunicação Social/MinC
http://www.cultura.gov.br/site/2010/07/20/protecao/

Nenhum comentário: