Páginas

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Comitê do Patrimônio Mundial

Credenciamento da imprensa para a 34ª Sessão poderá ser feito até 15 de julho

Brasília sediará, de 25 de julho a 3 de agosto, no ano de seu cinquentenário, a 34ª Sessão do Comitê do Patrimônio Mundial, encontro anual promovido pelo Centro do Patrimônio Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). É a segunda vez que a capital brasileira recebe a Sessão. A primeira foi em 1988, um ano após a cidade ser reconhecida como Patrimônio Mundial.

A 34ª Sessão terá a duração de 12 dias, ocasião em que mais de 180 delegações dos países participantes irão discutir sobre as novas candidaturas de inscrição na Lista do Patrimônio Mundial, além de analisar o estado de conservação e de risco daqueles que já são declarados Patrimônio da Humanidade.

O ministro da Cultura, Juca Ferreira, é o atual presidente do Comitê do Patrimônio Mundial. Estima-se que cerca de 800 representantes de todos os países estejam em Brasília para a reunião.

Fórum Juvenil

O Ministério da Cultura, por meio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan/MInC), em parceria com a Federação Brasileira dos Albergues da Juventude, promoverá o Fórum Juvenil do Patrimônio Cultural, entre os dias 16 e 26 de julho. A iniciativa tem início dez dias antes da 34ª Reunião e terá a participação de 45 jovens, de 18 a 24 anos, de diversos países, selecionados segundo a avaliação de pequenos projetos educativos de sua autoria, voltados a temas do Patrimônio Cultural.

Serão 27 representantes selecionados de cada um dos estados brasileiros e mais 18 provenientes dos países convidados de idioma português ou espanhol da América do Sul, África, Ásia e Europa. São eles Argentina, Uruguai, Paraguai, Bolívia, Chile, Peru, Equador, Colômbia, Venezuela, Portugal, Espanha, Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Guiné Equatorial e Timor Leste.

Com a exceção de Portugal e Espanha, a abrangência do encontro adota como base o conjunto de países que serão atendidos pelo Centro Regional de Formação para Gestão do Patrimônio, unidade de referência internacional reconhecida pela Unesco. O Centro está em fase de implantação no Palácio Gustavo Capanema, no Rio de Janeiro.

Saiba mais sobre a 34ª Sessão do Comitê do Patrimônio Mundial.

Informações: (61) 2106-3536, na Assessoria de Comunicação da Unesco; (61) 2024-6187/6194, na Assessoria de Imprensa do Iphan/MinC; e 2024-2407, na Comunicação Social/MinC.

Fonte:Comunicação Social/MinC
http://www.cultura.gov.br/site/2010/07/08/comite-do-patrimonio-mundial-2/

Nenhum comentário: