Páginas

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Frankfurt terá Brasil como tema

ESTADO.COM.BR - Internacional

O Brasil está confirmado como país tema da edição de 2013 da Feira do Livro de Frankfurt, o maior evento editorial no mundo. As conversas com o Ministério da Cultura (MinC) vinham ocorrendo desde o ano passado. Anteontem à tarde, em Brasília, o diretor da Feira de Frankfurt, Jürgen Boos, e o ministro da Cultura, Juca Ferreira, assinaram um protocolo de intenção para firmar a parceria.
É a segunda vez que o País é o homenageado do evento ? a primeira foi em 1994. "Queremos mostrar em Frankfurt como é a produção cultural no Brasil hoje, o que acontece não só na literatura, mas também no cinema, no teatro, na música", disse Boos por telefone com o Estado. Ele destaca que o maior benefício para os países homenageados costuma ser um aumento significativo no volume de traduções de suas produções literárias. O diretor vê com bons olhos a promessa do governo brasileiro de aumentar, ainda este ano, de 20 para 100 as bolsas anuais de fomento à tradução da Fundação Biblioteca Nacional. "A tendência é até 2013 o número de traduções crescer muito mais."
Hoje e amanhã, Boos estará em São Paulo conversando com pessoas ligadas ao mercado editorial sobre o evento e também sobre a criação de um escritório da Feira do Livro de Frankfurt na capital paulista, para aprimorar o diálogo com escritores e editores do País e da América Latina.
A preparação nacional para 2013 será realizada com participação de uma comissão criada pelo MinC, em parceria com o Ministério das Relações Exteriores e o da Educação. Já a participação alemã será coordenada pelo Goethe-Institut São Paulo, junto à Câmara Brasileira do Livro e a editoras brasileiras. A proposta é promover viagens de editores à Alemanha para que conheçam o mercado literário local. Em 2012, o instituto levará ainda escritores brasileiros para residências naquele país, além de trazer alemães ao Brasil. Todos escreverão, na internet, sobre suas experiências, e os resultados devem ser divulgados no evento de 2013.
A 62ª edição da Feira do Livro de Frankfurt ocorre de 6 a 10 de outubro deste ano. O país homenageado será a Argentina.


Fonte: Raquel Cozer - O Estado de S.Paulo, 23 de junho de 2010
http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20100623/not_imp570593,0.php

Nenhum comentário: