Páginas

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Theatro Municipal do Rio de Janeiro

Reabertura nesta quinta-feira, dia 27, com a presença do presidente Lula da Silva e do ministro Juca Ferreira

Nesta quinta-feira, 27 de maio, será reinaugurado o Theatro Municipal do Rio de Janeiro. O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o ministro da Cultura, Juca Ferreira, participam da cerimônia que será realizada a partir das 20h, com a presença de outras autoridades e personalidades convidadas.

A reabertura da sala de espetáculo contará com apresentações da Orquestra Sinfônica e do Coro do Theatro, sob a regência dos maestros Roberto Minczuk e Silvio Viegas; dos pianistas Nelson Freire e Arthur Moreira Lima; dos bailarinos Ana Botafogo e Andrea Volpintesta; e dos solistas Alfred Kim, Chiara Taigi, Anna Smirnova, Rodrigo Esteves, Luiz-Ottavio Faria, Gyorgi Arivle e Luciana Costa e Silva.

Foram investidos na reforma mais de R$ 50 milhões, com apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, montante que equivale a 80% dos recursos aplicados até agora no Theatro por meio da renúncia fiscal.

Durante as obras na edificação foram feitos os trabalhos de descupinização e de recuperação do telhado, das instalações elétrica e hidráulica, dos foyers, dos camarins e da sala de espetáculos.

Ainda foram realizadas restaurações dos elementos artísticos e a troca de poltronas, ar-condicionados e elevadores, além do projeto de acústica, de iluminação e de adaptação para acesso de portadores de necessidades especiais. Também foi renovado o restaurante-bistrô Assyrius e modernizada a parte administrativa do prédio.


A construção do Theatro Municipal do Rio de Janeiro foi um dos símbolos do projeto republicano para a então capital do Brasil. As obras tiveram início em 1905 sobre um alicerce de 1.600 estacas de madeiras fincadas no lençol freático. A inauguração aconteceu em 14 de julho de 1909.

Em 1934, com a constatação de que o espaço estava pequeno para o tamanho da população da cidade, a capacidade da sala foi aumentada para 2.205 lugares. A obra, apesar de sua complexidade, foi realizada em três meses, tempo recorde para a época. Posteriormente, com algumas modificações, chegou-se ao número atual de 2.361 lugares.

No dia 19 de outubro de 1975, o teatro foi fechado para obras de restauração e modernização de suas instalações e reaberto em 15 de março de 1978. No mesmo ano foi criada a Central Técnica de Produção, responsável por toda a execução dos espetáculos da casa.

A construção do edifício anexo teve início em 1996. O objetivo foi desafogar o teatro dos ensaios para os espetáculos que, com a atividade intensa da programação durante todo o ano, ficou pequeno para eles e, também, para abrigar condignamente os corpos artísticos.

Saiba mais: www.theatromunicipal.rj.gov.br.

Fonte: http://www.cultura.gov.br/site/2010/05/27/theatro-municipal-do-rio-de-janeiro/
(Marcelo Lucena, Comunicação Social/MinC)

Nenhum comentário: