Páginas

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Centro de Formação para Gestão do Patrimônio

Ministro da Cultura, Juca Ferreira, e diretora-geral da Unesco visitam as futuras instalações no Palácio Gustavo Capanema

Nesta quinta-feira, 27 de maio, às 18h, no Rio de Janeiro, o ministro da Cultura, Juca Ferreira, participa da cerimônia de apresentação das futuras instalações do Centro Regional de Formação para Gestão do Patrimônio no edifício Palácio Gustavo Capanema – ícone da Arquitetura Moderna e palco de grandes eventos da vida cultural e política do país. Também estarão presentes a diretora-geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), Irina Bokova, e o presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan/MinC), Luiz Fernando de Almeida.

O local foi cedido e autorizado na 35ª Conferência Geral da Unesco, realizada em Paris, no ano passado. A instituição integrará a rede internacional de centros dedicados à formação em Patrimônio Mundial. Será voltado para a formação de gestores, com a missão estratégica de capacitação profissional e de aperfeiçoamento dos instrumentos de gestão do patrimônio mundial em 17 países da América do Sul, da África e da Ásia, de línguas portuguesa e espanhola. Manterá, ainda, estreita colaboração estratégica com Portugal e Espanha.

A administração do novo Centro será do Ministério da Cultura do Brasil, em cooperação com os Ministérios das Relações Exteriores (MRE), da Educação (MEC), da Ciência e Tecnologia (MCT), de universidades e centros de pesquisa e ensino. Sob a responsabilidade do Departamento de Articulação e Fomento do Iphan/MinC, a implantação no Palácio Gustavo Capanema será viabilizada por um Projeto de Cooperação Técnica e Financeira com a Representação da Unesco no Brasil.

Integrarão o Centro Regional de Formação para Gestão do Patrimônio os seguintes países:

* América do Sul - Brasil, Uruguai, Paraguai, Argentina, Bolívia, Chile, Peru, Equador, Colômbia e Venezuela

* África, países lusófonos e hispânicos - Cabo Verde, Angola, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Guiné-Bissau, Guiné-Equatorial, país hispânico e membro associado da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)

* Ásia, país lusófono - Timor-Leste

Fonte: http://www.cultura.gov.br/site/2010/05/26/centro-de-formacao-para-gestao-do-patrimonio/

Nenhum comentário: