Páginas

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

São Paulo, Mon Amour

Exposição em Paris reúne obras de artistas brasileiros sobre a maior metrópole latino-americana

Começa neste sábado, 12 de setembro, em Paris, a exposição São Paulo, Mon Amour que reúne nove artistas brasileiros, dentre fotógrafos, grafiteiros, pixadores, videastas, artista plástico e ilustrador. A cidade de São Paulo surge nas obras através de uma grande diversidade de perspectivas que, reunidas, se encaminham para uma visão global.

O projeto recebeu apoio do Ministério da Cultura, por meio do edital de Seleção de Passagens Aéreas com recursos do Fundo Nacional da Cultura, e da ação Fomento a Grupos e Redes da Diversidade Cultural Brasileira da Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural (SID/MinC).

Através desta ação, o projeto foi beneficiado com duas passagens aéras para dois artistas que não concorreram ao edital de seleção de passagens do MinC. A exposição convida os visitantes a mergulhar na efervescência da maior metrópole latinoamericana, com uma leitura visual da cidade de São Paulo que faz surgir do caos urbano uma estética inesperada.

O comissário da exposição, Sérgio Franco, ressalta a interdependência recíproca entre o lugar da criação e os artistas participantes: “existem influências recíprocas, marcadas pelas transformações que uma pode exercer sobre a outra”.

Para o secretário da SID/MinC, Américo Córdula, esta exposição “é um dos raros momentos em que estão reunidos a periferia e o centro, o de baixo e o de cima, a diversidade de personagens como moradores de rua, grafiteiros e operários, e cenários como avenidas, viadutos e arranhacéus de uma cidade múltipla como São Paulo”.

A exposição estará aberta, com entrada franca, até o dia 26 de setembro, na Maison des Métallos (Casa dos Metalúrgicos - 95 Rue Jean Pierre Timbaud 75011), espaço cultural mantido pela Prefeitura de Paris, que constitui um lugar histórico dos metalúrgicos franceses e dos movimentos de resistência política na França. Depois de Paris, a exposição deverá ser mostrada no Brasil, em local ainda a ser definido.

Fonte: (Comunicação SID/MinC)
http://www.cultura.gov.br/site/2009/09/11/sao-paulo-mon-amour/

Nenhum comentário: