Páginas

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Agenda em Cuba

Ministro Juca Ferreira visita o país para intensificar acordo de cooperação cultural

O ministro da Cultura, Juca Ferreira, embarcou nesse domingo, dia 13 de setembro, para Havana, em sua primeira visita oficial ao país. A viagem terá duração de uma semana com passagem, também, pela cidade de Santiago de Cuba. Compõem a delegação brasileira o secretário do Audiovisual do Ministério da Cultura, Sílvio Da-Rin, e o diretor de Relações Internacionais, Marcelo Dantas. A equipe vai ao país atendendo a um convite do ministro da Cultura cubano, Abel Prieto.

Na ocasião, serão assinados dois documentos no âmbito do Acordo de Cooperação Cultural e Educacional entre Brasil e Cuba, firmado em 1988. O primeiro é um Protocolo de Intenções para o Desenvolvimento de Ações Conjuntas na área da Cultura, a ser ratificado entre os dois ministros. O segundo é um Acordo de Cooperação Técnica na área Audiovisual, entre o secretário Da-Rin e a diretora-geral da Fundación del Nuevo Cine Latinoamericano (FNCL), Alquimia Peña.

O protocolo de intenções estabelece o desenvolvimento de ações de cooperação, intercâmbio e divulgação mútua nas áreas do patrimônio cultural, museus, audiovisual, livro-leitura e bibliotecas, cultura popular e cidadania, e cultura afrodescendente.

O acordo de cooperação na área audiovisual prevê o intercâmbio e a capacitação de recursos humanos, mediante a criação de bolsas de apoio à formação profissional, bem como a assistência técnica aos projetos a serem desenvolvidos, por meio do envio de especialistas e docentes de um país ao outro, além da permuta de produtos audiovisuais e bibliografia no setor.

O termo estabelece, ainda, a formação de um Comitê Geral para coordenar as ações, a ser formado por representantes da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura brasileiro e da Fundación del Nuevo Cine Latinoamericano, encabeçado por seus respectivos dirigentes. O comitê deverá reunir-se pelo menos uma vez ao ano, para a troca de informações das atividades desenvolvidas e o planejamento das ações do próximo ano.

Programação - Os compromissos oficiais da comitiva brasileira em Cuba começaram às 10h de segunda-feira (dia 14), na sede do Ministério da Cultura cubano. Durante os sete dias em que permanecem no país eles irão visitar instituições públicas e espaços culturais com os quais o Brasil tem interesse de cooperação.

Fonte: http://www.cultura.gov.br/site/2009/09/14/agenda-em-cuba/
(Patrícia Saldanha, Comunicação Social/MinC)

Nenhum comentário: