Páginas

terça-feira, 4 de agosto de 2009

Festival de Cinema de Gramado

37ª edição registrou recorde de inscritos em 2009

O 37º Festival de Cinema de Gramado, que acontecerá entre os dias 9 e 15 de agosto, no Rio Grande do Sul alcançou, este ano, o maior número de inscrições de filmes: 287 curtas nacionais (80% a mais que no ano passado), 56 na mostra gaúcha, 85 longas nacionais (aumento de 98% em relação a 2008) e 43 longas estrangeiros, um acréscimo de 259% ante a edição anterior.

O Festival é, de acordo com os organizadores, o maior evento cinematográfico da América Latina. Todos os anos reúne na serra gaúcha artistas, diretores e produtores para divulgar e debater o cinema nacional. O famoso tapete vermelho do Palácio dos Festivais é uma atração à parte na mostra, por ele desfilam astros e estrelas. Os vencedores da competição recebem o Troféu Kikito, um dos prêmios mais importantes do cinema brasileiro.

A 37ª edição do Festival contou com o apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, Lei Rouanet, por meio da qual poderá captar recursos para a realização do evento. A organização informou que, apenas pela exibição dos filmes, os selecionados brasileiros e estrangeiros de longa-metragem receberão R$ 3 mil cada. Para os curtas, será entregue o valor de R$ 500.

Haverá também a possibilidade de acompanhar partes do Festival através de uma TV online criada para o evento. Os internautas poderão conferir a chegada das celebridades, diretores e produtores no tapete vermelho, imagens das principais entrevistas coletivas e reportagens sobre as obras e seus autores. Os homenageados deste ano serão o ator Reginaldo Faria, os cineastas Ruy Guerra e Itacyr Rossi, e o diretor de fotografia Ivo Czamanski.

CATv - O Centro Técnico Audiovisual (CATv/MinC), que presta serviços aos realizadores de audiovisual de todo o país, apoiou dois filmes que foram selecionados para participar do festival. A Invasão de Alegrette, de Diego Muller, concorre ao prêmio de melhor curta nacional e teve apoio do CTAv com serviço de mixagem, e A Princesa e o Violinista, animação de Guto Bozzetti, faz parte da Mostra Gaúcha e teve apoio do CTAv no serviço de Transfer.



(Texto: Grazielle Machado, Comunicação Social/MinC)
(Fonte: 37º Festival de Cinema de Gramado e CATv/MinC)

Nenhum comentário: