Páginas

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Caravana da Cidadania

Município baiano recebe comitiva do MinC para discutir projetos culturais direcionados ao Recôncavo Baiano

Diversas demonstrações artísticas ilustraram a diversidade cultural de São Francisco do Conde, município localizado a 74 km de Salvador. Apresentações de capoeira, samba chula e desfile de baianas foram algumas das atrações que antecederam a primeira Caravana da Cidadania Cultural, realizada nesta quinta-feira, 20 de agosto, e que reuniu prefeitos e secretários de cultura do Recôncavo Baiano no Mercado Cultural e na Universidade Estadual de Feira de Santana.

Na ocasião, o ministro da Cultura, Juca Ferreira, ressaltou que a ideia de percorrer diversas regiões do Brasil para discutir políticas culturais surgiu de uma reunião com produtores. “Aceitei o desafio e aqui estamos, a intenção é realmente democratizar a cultura”, disse. A Caravana da Cidadania insere-se nas ações dos programas Mais Cultura e Cultura Viva, do Ministério da Cultura, e tem como objetivo fortalecer a memória, a história, a identidade e a diversidade cultural das diversas regiões do país.
Prefeita Rilza Valentim e ministro Juca Ferreira

Prefeita Rilza Valentim e ministro Juca Ferreira

A proposta é promover, com os prefeitos e secretários de cultura, rodadas de negócios com sugestões e críticas a respeito dos programas do MinC. “Queremos que todas as regiões do país tenham acesso às políticas desenvolvidas pelo ministério”, enfatizou Juca Ferreira. O ministro da Cultura lembrou, também, que a inclusão cultural tem como pano de fundo a luta contra o racismo, a educação, a proteção ambiental, além da questão econômica. A comitiva do MinC deverá percorrer, até o final de 2010, 18 cidades em 16 estados do país.

A prefeita de São Francisco do Conde, Rilza Valentim, agradeceu a iniciativa do MinC e afirmou estar disposta a apoiar as iniciativas culturais do Recôncavo Baiano. “Queremos mostrar nossa beleza ao povo brasileiro, porque cultivar a Cultura significa cultivar a história”, destacou.

Depois da abertura do evento os representantes do ministério passaram a tarde reunidos com os prefeitos e os secretários de cultura da região. A expectativa do MinC é que cada município possa desenvolver projetos culturais com o apoio direto do ministério. “Nossa intenção é firmar uma agenda cultural com o Recôncavo. Esperamos voltar daqui a um ano e constatar que ações iniciadas nessa reunião deram certo e se fortaleceram”, afirmou o secretário executivo do MinC, Alfredo Manevy.

Nenhum comentário: