Páginas

sexta-feira, 31 de julho de 2009

Rede de Mídia Social

Ministro Juca Ferreira lança espaço virtual para debater políticas públicas nesta sexta-feira, dia 31, em SP

O Ministério da Cultura e a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia, lançam nesta sexta-feira, 31 de julho, em São Paulo, o Fórum da Cultura Digital Brasileira, primeiro site de Rede Social proposto pelo Governo Federal. A iniciativa - que é mais um fruto da recente parceria na área digital entre MinC e MCT - servirá como instrumento de formulação de políticas públicas.

O lançamento será realizado às 15h, no Centro Cultural da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), como atividade paralela ao Festival Internacional de Linguagem Eletrônica, e contará com a participação do ministro da Cultura, Juca Ferreira. No âmbito do FILE 2009, no mesmo dia pela manhã, o ministro Juca Ferreira profere a palestra O Papel das Novas Tecnologias na Disseminação da Cultura.

Durante a apresentação do Fórum da Cultura Digital Brasileira, Juca Ferreira irá conversar com blogueiros e produtores de mídias sociais sobre o uso das novas tecnologias na facilitação do diálogo entre o público e as instituições oficiais. O encontro será transmitido em tempo real no link www.culturadigital.br/aovivo.

O ambiente virtual do Fórum (www.culturadigital.br) vem funcionando de forma experimental há um mês e conta com 298 membros convidados. A partir do lançamento da nova rede não haverá limites no número de participantes, que poderão ingressar na plataforma e contribuir com o debate, precisando apenas se cadastrarem na página eletrônica.

Rede de Mídia Social

“A ideia de criar uma rede de mídia social no governo nasceu da necessidade de trazer a participação da população nas discussões das políticas públicas”, comentou o gerente de Cultura Digital da Secretaria de Políticas Culturais do MinC, José Murilo Junior. Segundo ele, o Fórum foi estruturado em cima das experiências de interatividade praticadas no site do ministério, desde 2004. A iniciativa criou forma a partir de resultados positivos obtidos, como o debate sobre a proposta de reformulação da Lei Federal de Incentivo à Cultura, realizado no Blog Reforma da Lei Rouanet, hospedado na página eletrônica do Ministério da Cultura.

A proposta da rede social é servir de suporte digital no estabelecimento de um diálogo plural entre governo e sociedade, visando a discussão sobre as políticas públicas voltadas à Cultura Digital, qualificando a informação e organizando a documentação obtida neste debate. Na última atividade presencial da programação do Fórum - um seminário que será realizado no mês de novembro, na Cinemateca Brasileira -, está previsto a elaboração de um documento final com as diretrizes para a área.

Todo o conteúdo do site da Cultura Digital é produzido em software livre e o espaço traz, também, a inovação de agregar conteúdos hospedados em outros endereços eletrônicos. Para tanto, basta que o internauta alimente seu perfil na plataforma com os respectivos feed/rss que, ao postar uma mensagem com a tag culturadigitalbr e #culturadigitalbr (no Twitter), as informações serão automaticamente agregadas na página do Fórum.

(Texto: Patrícia Saldanha, Comunicação Social/MinC)
(Fonte: Gerência de Cultura Digital da SPC/MinC)

http://www.cultura.gov.br/site/2009/07/31/cultura-digital-7/

Nenhum comentário: