Páginas

terça-feira, 16 de junho de 2009

Reunião do Mercosul Cultural

Ministros de Cultura reunidos em Assunção elaboram agenda regional comum de trabalho

A XXVIII Reunião de Ministros da Cultura do Mercosul, realizada no dia 12 de junho, em Assunção, no Paraguai, estabeleceu uma agenda regional comum de trabalho. Os países participantes - Brasil, Paraguai, Argentina, Uruguai, Bolívia, Chile, Equador e Peru - debateram questões regionais importantes e estabeleceram os temas que deverão ser trabalhados nos próximos meses.

Os temas principais a serem abordados pelos países, que estarão sob a Presidência Pro-Tempore do Paraguai no Mercosul Cultural, serão: as políticas culturais compartilhadas, a diversidade e a economia da cultura e a identidade e patrimônio dos Estados-membros.

Os ministros participantes também enfatizaram a importância de garantir a cultura como um direito humano fundamental e como elemento primordial para a justiça e a coesão social. Reafirmaram a importância de se estabelecer os encontros culturais como um espaço de pensamento e discussão para o estabelecimento das diretrizes regionais e para identificar as políticas culturais adequadas.

Durante o encontro também foi enviado pedido ao Fórum de Consulta e Consideração Política para a elaboração de critérios comuns do Selo Mercosul Cultural. Os ministros ainda manifestaram apoio ao III Encontro Sul-Americano dos Povos Guarani, que deverá se realizar entre os dias 12 e 18 de outubro, no Brasil, na cidade de Dourados, Mato Grosso do Sul.

Leia, também, as seguintes matérias relacionadas: Países assinam acordo de cooperação cultural que prevê intercâmbio de conhecimentos e Facilidade aduaneira para bens artístico-culturais foi tratada durante encontro de ministros no Paraguai.

Fonte: http://www.cultura.gov.br/site/2009/06/16/mercosul-cultural-12/

Nenhum comentário: