Páginas

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Mais Cultura em Pernambuco

MinC e governo estadual formalizam convênios com 81 Pontos de Cultura

O Ministério da Cultura e o Governo de Pernambuco formalizam nesta quinta-feira, 4 de junho, às 17h, no Recife, convênios com 81 Pontos de Cultura selecionados por meio de edital público em dezembro. A assinatura simbólica acontecerá no salão das Bandeiras do Palácio do Campo das Princesas e contará com as presenças do governador de Pernambuco, Eduardo Campos, e da chefe da Representação Regional Nordeste do MinC, Tarciana Portella. Na ocasião, será lançado edital que selecionará outros 39 Pontos de Cultura no estado.

Em 2008, o Mais Cultura destinou a Pernambuco R$ 10,5 milhões para investir no apoio a 120 Pontos de Cultura (cada um recebe R$ 180 mil divididos em três anos), na implantação de 13 bibliotecas públicas municipais e modernização de outras 20, seleção de 30 Pontos de Leitura e 14 Espaços de Brincar. A livroteca comunitária Brincante, antiga Os Guardiões, localizada na Comunidade do Bode – uma das 514 iniciativas selecionadas em 2008 por meio do edital público – recebeu em abril o primeiro kit de Ponto de Leitura do Programa do MinC.

De acordo com a diretora de Fomento e Formação da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) e coordenadora das ações do Mais Cultura no estado, Martha Figueiredo, a meta do governo estadual é apoiar Pontos de Cultura em cada uma das 12 regiões de desenvolvimento de Pernambuco. “Como não conseguimos atingir número expressivo em todas as regiões, selecionamos no ano passado 81 iniciativas e as demais serão selecionadas neste edital que estamos lançando hoje”, explica.

O Mais Cultura integra a Agenda Social do Governo Federal e marca o reconhecimento da Cultura como necessidade básica e importante vetor para o desenvolvimento social, econômico e sustentável do país. O Programa é direcionado preferencialmente aos jovens das classes C, D e E, oriundos dos Territórios da Cidadania e das áreas atendidas pelo Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci), do Ministério da Justiça.

Mais informações: mais.cultura.gov.br.

(Tatiana Sottili, SAI/MinC)
Fonte: http://www.cultura.gov.br/site/2009/06/03/mais-cultura-em-pernambuco/

Nenhum comentário: