Páginas

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Itinerário cultural da região das Missões Jesuítico-Guarani

Mercosul vai desenvolver o itinerário cultural da região das Missões Jesuítico-Guarani

Reunidos em Assunção, Paraguai, entre os dias 26 a 28 de maio, Iphan e representantes paraguaios, argentinos, uruguaios e bolivianos de órgãos de patrimônio cultural, discutiram, durante a II Reunião da Comissão de Patrimônio Cultural do Mercosul, a proposta de Itinerários Culturais para a região como via de integração a partir do patrimônio cultural.

A delegação brasileira apresentou proposta de encaminhamento para o desenvolvimento do projeto de Itinerário Cultural da Região das Missões Jesuítico-Guarani, levando em conta todo o trabalho já realizado pela Instituição ao longo de mais de 70 anos.

Cada país apresentou sugestões e questionamentos sobre o alcance desse projeto diante do novo desafio de trabalhar a questão do patrimônio cultural na perspectiva que o novo conceito de Itinerários Culturais impõe. Em especial, no que tange à necessária leitura de território e, no caso, no estabelecimento de uma visão sistêmica das reduções jesuítico-guarani que conformaram um universo sócio-cultural singular, com vários remanescentes nesses países reconhecidos como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco.

Como desdobramento dos acordos estabelecidos entre os países envolvidos, será realizada em setembro de 2009, em Posadas, Província de Misiones, Argentina, a I Oficina Estratégica para Elaboração do Projeto de Itinerário Cultural da Região das Missões Jesuítico-Guarani. Participarão da oficina técnicos especialistas, gestores de sítios remanescentes e assessores da área internacional dos países envolvidos.

Uma exposição sobre o tema das Missões Jesuítico-Guarani será elaborada em conjunto pelas instituições de Patrimônio Cultural da região e deverá ser inaugurada na Reunião do Comitê do Patrimônio Mundial em 2010, que ocorrerá em Brasília.
Fonte: Ascom - ARIN II_RCPCM

Nenhum comentário: