Páginas

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Festividade em Santo Amaro

Ministro Juca Ferreira esteve na cidade do Recôncavo Baiano para participar de solenidade cívica sobre o Ato de Vereação, de 14 de junho de 1822, pela Independência do Brasil

No último domingo, dia 14 de junho, o ministro da Cultura Juca Ferreira participou das festividades da cidade de Santo Amaro que marcam a participação histórica do Recôncavo Baiano no movimento de Independência do Brasil. Na ocasião, também foi realizada a posse do secretário municipal de Cultura, Rodrigo Velloso, onde foi discutida a realização de um consórcio cultural de projetos dos municípios do Recôncavo para a construção de políticas comuns, integradas ao Sistema Nacional de Cultura, para fortalecer o desenvolvimento e a economia local.

“Estamos em tempo de uma sociedade pós-industrial, em que a base tecnológica está cada vez mais associada à criatividade, constituindo novos instrumentos de desenvolvimento”, afirmou o ministro Juca Ferreira ao propor a realização do consórcio. O ministro apresentou dados do IBGE, que mostram que a cultura já responde por mais de 5% dos empregos formais no país e do PIB nacional e falou sobre a necessidade de “os municípios da região se unirem em ações estruturantes, em que a riqueza cultural pode ser transformadora e geradora de emprego e renda”.

Segundo Ferreira, o Recôncavo Baiano teve papel fundamental para garantir a unidade territorial brasileira e hoje deve continuar a exercer seu protagonismo no país, a partir de ações que não se esgotem na sazonalidade e que se realizem em sinergia pelo desenvolvimento e reposicionamento do Brasil no mundo. O ministro informou que hoje o Brasil recebeu convite de mais de 18 países para a realização de intercâmbios culturais, nos moldes do que ocorreu o Ano do Brasil da França, e que o fato chama a atenção para um novo papel do Brasil no contexto internacional, que está além das relações diplomáticas tradicionais, a partir de uma reconfiguração do papel da cultura na integração do país no mundo. “Santo Amaro está na ponta de lança e deve procurar a força de sua cultura para fortalecer seu desenvolvimento”.

Fonte: http://www.cultura.gov.br/site/2009/06/15/festividade-em-santo-amaro/

Nenhum comentário: