Páginas

terça-feira, 16 de junho de 2009

Brasil-Paraguai

Países assinam acordo de cooperação cultural que prevê intercâmbio de conhecimentos

O ministro da Cultura, Juca Ferreira, e o ministro da Secretaria Nacional de Cultura do Paraguai, Luis Manuel Escobar Argaña, assinaram acordo bilateral, no último dia 13 de junho, em Assunção, Paraguai, com a finalidade de unir esforços para a cooperação cultural entre os países.

Os ministros reafirmaram a intenção de manter o projeto Intercâmbio de Conhecimentos sobre o Sistema Integrado de Conservação e Patrimônio Cultural, que teve início na cidade de Assunção, entre os dias 8 e 9 de junho. Além de criar uma agenda de cooperação e troca de estratégias para o desenvolvimento cultural desses países entre 2009 e 2011.

As ações prioritárias para os dois países incluem:

* A reprogramação dos planos de gestão integrada para o Arquivo Nacional e Biblioteca Nacional;
* O apoio do Ministério da Cultura do Brasil para a revitalização do centro histórico da capital do Paraguai, como parte do Bicentenário;
* A conclusão do projeto que estabelece uma política nacional de Museus, no Paraguai;
* Elaboração do Plano de Assistência Técnica do Ministério da Cultura do Brasil com a Secretaria Nacional de Cultura do Paraguai, para reforçar as suas capacidades institucionais e orientações gerais para a promoção de políticas culturais;
* Promover um conjunto de projetos culturais em torno da zona fronteiriça;
* Apoio à formulação do Projeto do Centro de Restauração e Conservação de bens móveis e integrados no Paraguai.

Em seguida, animados pelo propósito comum de promover ações culturais em nível bilateral e, se possível, com os países terceiros, os ministros trocaram idéias e experiências. Ambos reconheceram o crescente papel da cultura no desenvolvimento dos países e a necessidade de fortalecer a cidadania e a inclusão social cultural.

(Grazielle Machado, Comunicação Social/MinC)
Fonte: http://www.cultura.gov.br/site/2009/06/16/brasil-paraguai/

Nenhum comentário: