Páginas

terça-feira, 19 de maio de 2009

Mostra de filmes da América do Sul e Países Árabes

O que há de melhor na produção cinematográfica dos países árabes e da América do Sul será exibido no cinema Odeon Petrobrás, na Cinelândia, Rio de Janeiro, entre 20 e 24 de maio. O evento, gratuito, faz parte da programação cultural da 2ª Reunião de Ministros da América do Sul e Países Árabes que será aberto pelo Ministro da Cultura, Juca Ferreira, dia 20, às 21 h.

Durante a mostra serão exibidos nove filmes de temática da cultura árabe, entre eles o clássico Estação Cairo do diretor egípcio Youssef Chahine, 1958, e Os Ludibriados, filme sírio de 1972, que narra a saga de palestinos em busca de melhores condições de vida. O Casamento de Rana (2002) e o Edifício Yacubian (2006) representam a safra mais recente. O último, baseado no romance homônimo de Alaa AL Aswany, que acaba de ser lançado no Brasil pela editora Companhia das Letras, conquistou o prêmio de Melhor Ator para Adel Imam, na Mostra Internacional de Cinema em São Paulo. Na abertura de cada sessão, o ator Yunes Chami vai narrar contos árabes em pequenos esquetes.

Os escolhidos para representar o cinema nacional foram Lavoura Arcaica, dirigido por Luiz Fernando Carvalho em 2001, cuja história se passa dentro de uma família de origem árabe, e Baile Perfumado, filme de Paulo Caldas e Lírio Ferreira, de 1997, que conta as aventuras do libanês Benjamin Abrahão, fotógrafo responsável pelas únicas imagens de Lampião no sertão brasileiro.

ASPA 2009

Ministros da Cultura de 22 países árabes e 12 sul-americanos se encontram no Museu Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro, nos próximos dias 20 e 21 de maio para participar da II Reunião de Ministros de Cultura da Cúpula América do Sul - Países Árabes. Essa cúpula se reuniu pela primeira vez em 2003, por iniciativa brasileira, com o objetivo de promover a integração econômica e a cultura da paz nessas regiões. Coube à Cultura um papel fundamental nessa articulação política para promover uma agenda positiva e aproximar os povos árabes dos sul-americanos.

Concebida pelo Ministério das Relações Exteriores e pela Diretoria de Relações Internacionais do Ministério da Cultura, a 2ª Mostra ASPA de Cinema contou com o apoio da Secretaria do Audiovisual (SAv/MinC).

Confira aqui as sinopses e a programação da mostra.

Texto: Jane de Alencar, Ascom SAv/MinC

Fonte: Diretoria de Relações Internacionais
(DRI/MinC).

http://www.cultura.gov.br/site/2009/05/19/2%C2%AA-aspa-de-cinema/

Nenhum comentário: