Páginas

sexta-feira, 29 de maio de 2009

Desenvolvimento Cultural

Prefeito de Mogi Guaçu pede apoio para implementar novos projetos e programas na cidade

O ministro da Cultura, Juca Ferreira, recebeu em seu gabinete na manhã desta quinta-feira, 28 de maio, o prefeito de Mogi Guaçu (SP), Paulo Eduardo de Barros e o secretário de Cultura da cidade, Edenilson José Faboci. O município, que somente este ano criou sua Secretaria Municipal de Cultura, veio em busca de apoio do ministério para implementar programas e projetos para desenvolver o setor cultural da cidade.

Motivado pelas observações do prefeito e do secretário, o ministro Juca Ferreira sugeriu a implantação do Programa Mais Cultura em Mogi Guaçu. A cidade possui cerca de 150 mil habitantes e conta com Conselho e Fundo Municipal de Cultura. O ministro ressaltou, ainda, a importância de o Conselho possuir um representante para cada fundo específico, como a dança, o teatro, as artes, a música, dentre outros. “Cultura é um setor bastante diversificado e a nova Lei de Fomento e Incentivo à Cultura, que tramita no Congresso Nacional, abrange esse modelo de gestão”, afirmou.

As ações culturais da cidade ainda são tímidas apesar dos esforços do atual governo, que em apenas quatro meses já movimentou várias manifestações culturais, inclusive um grande evento para a Virada Cultural em São Paulo. O orçamento para o setor ainda não existe, devido à recente criação da Secretaria Municipal de Cultura, e conta no momento com parte do fundo destinado à Educação.

Edenilson José Faboci disse concordar com o ministro quando ele afirma que “a cultura é uma necessidade básica” e acrescenta, “queria que a cultura tivesse prioridade”. O ministro informou aos visitantes que se aprovada a Proposta de Emenda Constitucional (PEC 150), que também está em trâmite no Congresso, será destinado 1% dos recursos para a Cultura nos municípios brasileiros. No que o secretário afirmou, “a gente enxerga no senhor, realmente, um ministro visionário”.

Na ocasião, foi entregue ao ministro Juca Ferreira um guia cultural de Mogi Guaçu onde consta um Centro Cultural, biblioteca pública, com acervo em torno de 30 mil livros e teatro com 530 lugares, além de sala de cinema. O prefeito Paulo Eduardo ainda aproveitou a oportunidade para convidar o ministro para visitar a cidade.

Acessibilidade - O prefeito pretende transformar Mogi Guaçu em referência brasileira em acessibilidade plena, para pessoas com os mais diversos tipos de deficiência. O ministro recomendou que a parceria para a realização desse trabalho seja feita entre o Programa Mais Cultura, a Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural (SID/MinC), representada na audiência pelo subsecretário Ricardo Lima e a Prefeitura do município, “Isso pode ser um modelo novo de setorializar a política de acessibilidade”, concluiu o ministro.

(Texto: Sheila Rezende)
(Comunicação Social/MInC)
Fonte: http://www.cultura.gov.br/site/2009/05/28/visita-de-mogi-guacu/

Nenhum comentário: