Páginas

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Cerimônia no Itamaraty

Ministro Juca Ferreira participa do lançamento de portal com documentos da época da ditadura, nesta quarta-feira (dia 13), em Brasília

O ministro da Cultura, Juca Ferreira, participa nesta quarta-feira, 13 de maio, ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, do anúncio de iniciativas para assegurar o acesso da sociedade a informações e documentos públicos. A cerimônia será realizada às 11h30, no Palácio do Itamaraty, em Brasília.

Estão previstos o lançamento do Portal Memórias Reveladas – Centro de Referência das Lutas Políticas no Brasil (1964-1985), a assinatura da portaria e edital de chamamento para entrega de acervos particulares aos arquivos públicos e o envio de projeto de lei que regula a divulgação, a classificação e o acesso às informações de interesse nacional.

Para o ministro Juca Ferreira, a abertura dos registros documentais do Centro de Referência das Lutas Políticas no Brasil é um avanço essencial. “Num momento em que estamos deixando de ser um país sem memória e em que o governo federal toma ações concretas de acesso pleno à nossa própria história, queria, de antemão, parabenizar a abertura dos arquivos da ditadura, que o presidente Lula fará nesta quarta-feira. É parte da realidade da nossa memória, da memória recente.”

O Projeto Memórias Reveladas - Centro de Referência das Lutas políticas no Brasil (1964-1985) tem como objetivo tornar-se um polo difusor de registros documentais sobre as lutas políticas no Brasil, nas décadas de 1960 a 1980, durante o regime militar.

O portal permitirá conectar os dados já disponíveis no Arquivo Nacional com os dos arquivos públicos estaduais e de outras entidades públicas e privadas parceiras. Também facilitará o acesso da sociedade e da academia à pesquisa, permitindo resgatar a história recente do país e a atuação dos governos militares.


Publicado por Clelia Araujo/Comunicação Social
Fonte: http://www.cultura.gov.br/site/2009/05/13/acesso-as-informacoes-e-documentos-publicos/

Nenhum comentário: