Páginas

terça-feira, 26 de maio de 2009

Campus da UFRB é inaugurado em prédio restaurado pelo Iphan

Memória e desenvolvimento

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva inaugurou, hoje, o novo campus da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB), localizada no conjunto de prédios históricos Quarteirão Leite Alves, na cidade de Cachoeira, Bahia. O edifício foi restaurado pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), com recursos do programa Monumenta, totalizando investimentos de R$ 8 milhões.

Após a inauguração, o presidente assitiu a apresentações de vários grupos musicais, dentre eles, o do Ponto de Cultura Sociedade Lítero Musical Minerva Cachoriana. Estavam presentes, o presidente do Senegal, Abdoulaye Wade, o ministro da Cultura, Juca Ferreira, o governador da Bahia, Jaques Wagner, além do presidente do Iphan, Luiz Fernando de Almeida, e da Fundação Cultural Palmares, Zulu Araújo, e os ministros da Educação, Fernando Haddad, da Secretaria de Promoção de Políticas de Igualdade Racial, Edson Santos, e da Integração Nacional, Geddel Vieira.

Para o ministro Juca Ferreira, agora Cachoeira terá um objetivo maior na preservação do seu conjunto arquitetônico. “Hoje é o Dia Internacional da África e essa inauguração tem uma ligação com essa data pela cultura afro, que está presente em Cachoeira”.

A implantação do campus avançado da UFRB, de acordo com Luiz Fernando de Almeida, é parte da estratégia do Iphan e do MinC que prevê amplos investimentos na cidade por meio do Programa Monumenta. “Esse dia é um marco não só para o patrimônio do Recôncavo como para o nosso modelo de preservação. O Iphan virou o parceiro da preservação e também do desenvolvimento brasileiro”.

As comemorações continuam nesta segunda-feira à noite, em Salvador, no Teatro Castro Alves, com uma apresentação dos Mestres de Capoeira, às 18h, e em seguida o lançamento do selo comemorativo. Às 19h, o lançamento da participação brasileira no III Festival Mundial de Artes Negras (III Fesman), previsto para acontecer entre os dias 1º e 14 de dezembro de 2009, em Dacar (Senegal). Leia mais.

Publicado por Clelia Araujo/Comunicação Social
Fonte: http://www.cultura.gov.br/site/2009/05/25/comemoracao-na-bahia/

Nenhum comentário: