Páginas

domingo, 17 de maio de 2009

Brasil-União Europeia

Ministro da Cultura reúne-se com representante da Comissão Europeia nesta segunda-feira, dia 18, para lançamento de Diálogo Setorial na área da Cultura e assinatura de Declaração Conjunta

O ministro da Cultura, Juca Ferreira, receberá na próxima segunda-feira, 18 de maio, às 9h30, em seu gabinete em Brasília, o comissário Europeu para Educação, Formação, Cultura e Juventude, Sr. Ján Figel’. O encontro, articulado em conjunto com o Ministério das Relações Exteriores (MRE) e a Delegação da Comissão Europeia no Brasil, permitirá o debate de temas constantes no Plano de Ação Conjunta Brasil-União Europeia, assinado em dezembro de 2008, que prevê o lançamento de um diálogo de política setorial no campo da cultura. Entre esses temas estão questões relacionadas com a diversidade cultural e o fortalecimento da economia da cultura, entre outros.

No marco da Convenção da Unesco sobre a Proteção e Promoção da Diversidade das Expressões Culturais, o governo brasileiro e a União Európeia têm demonstrado crescente interesse no aprofundamento do intercâmbio na área cultural e na cooperação para promoção da diversidade cultural. O Diálogo de Política Setorial na área da Cultura dá início à troca de informações e experiências de maneira sistemática, especialmente nos temas relacionados a diversidade cultural, desenvolvimento da economia da cultura e diretrizes de políticas para incrementar a criatividade no Brasil e na Europa, além do diálogo intercultural.

Na ocasião, será assinada uma Declaração Conjunta entre o Ministério da Cultura e a Comissão Europeia. Serão envolvidos inicialmente os setores do MinC responsáveis pelas áreas de audiovisual, diversidade cultural e protagonismo sócio-cultural, mecanismos de fomento e incentivo à cultura, economia criativa e sistemas de informação cultural, além da cadeia produtiva do patrimônio cultural.

(Fonte: DRI/MinC)
http://www.cultura.gov.br/site/2009/05/15/brasil-uniao-europeia/

Nenhum comentário: